Parkour

Resultado de imagem para parkour

O que é Parkour?


O Parkour é uma prática que tem por objetivo desenvolver habilidades que possibilitem melhor movimentação. Força, resistência, agilidade, precisão, noção espacial, equilíbrio, tempo de reação e criatividade são algumas dessas habilidades desenvolvidas com o Parkour. A ideia é que nenhum obstáculo impossibilite o praticante de seguir à diante em seu percurso.
A atividade utiliza de movimentos naturais do corpo humano como correr, saltar e escalar, combinadas com técnicas específicas que melhoram o desempenho do praticante perante o ambiente. Trata-se de uma prática que explora todo o potencial físico e mental de quem pratica. Há necessidade de desenvolver o corpo, que é usado como única ferramenta. O Parkour é acessível a qualquer um, em qualquer lugar, bastando estar com uma roupa confortável, um par de tênis e força de vontade.
Tudo começou na França por volta da década de 80, com o nome de Art du Deplacement (Arte do Deslocamento). Baseado na disciplina militar Parcours du Combattant, o Parkour foi um dos nomes utilizados para descrever a prática. Entre os precursores do Parkour, destaca-se o francês David Belle, porém hoje o Parkour conta com praticantes em diversos países ao redor do mundo.
O Parkour também traz muitas vantagens para a vida pessoal e social de quem o pratica. Uma disciplina que preza a liberdade de movimentação e a superação de obstáculos sejam eles físicos ou mentais, levando o praticante a explorar suas limitações e superar suas dificuldades de forma divertida e saudável.

Parkour ou Le Parkour?

Há um erro de tradução e entendimento no Brasil, onde muitas pessoas acreditam que o nome da prática é “Le Parkour”. A palavra “Le” nada mais é que o artigo masculino “o” em francês. Sendo assim, é correto afirmar que o nome da prática é Parkour. (sem o ‘Le’ ).  O nome Parkour é inspirado no percurso de treinamento militar francês chamado Parcours du Combattant. A palavra Parkour surgiu como uma modificação da palavra “Parcours” para dar significado a atividade. Parcours significa “percurso” em Francês. O ‘c’ foi substituído pelo ‘k’ para dar um tom mais agressivo, e o ‘s’ foi retirado pois não é pronunciado, sendo assim, não é eficiente, como o Parkour!
O termo “Le Parkour” popularizou no Brasil quando não haviam muitas informações sobre a prática. Porém, agora você pode ajudar a galera espalhando uma informação correta. Topa? 

Nome dos movimentos


Não existem manobras , e sim movimentos, com determinadas funções cada um (como nas artes marciais). Os mais comuns são:
Atterissage – PousoÉquilibre de chat – Equilíbrio do gatoequilibrar-se com os quatro memros, como um quadrupedeTic TacImpulsão com uma perna em superfíciel vertical, geralmente pra o lado opostoSaut de fondSalto de uma superfície alta sem corridaSaut de détenteSalto de uma superfície alta com corridaPasse Muraille – Passa muralhaCorrida seguida de impulsão para cima com a perna em uma superfície verticalSaut de Précision – Salto de precisãoSalto de um ponto específico pra um outro ponto, geralmente uma borda ou lugar pequenoSaut de Bras – Salto de braçoSalto feito para se fixar em um lugar pendurando com as mãosLâché – SoltarSe soltar de um lugarPlanche – Subida
Subida em um lugar usando as mãos, como o exercício de barraFranchissement- Passar debaixo da barraSaut de Chat – Salto do gatoUm dos movimentos mais conhecidos. Se trata de um mergulho/salto sobre um obstáculo, onde no fim as mãos toca no obstáculo e em seguida as pernas passam entra os braços e aterrisam no chãoSaut de Voleurpassar um obstaculo com as mãos, sendo que lateralmenteDemi-Tour – retornoSalto de 180° sobre um obstáculo usando as mãosPassementSaltos usando as mãos pra passar sobre os obstáculos

Bem, não são todos os movimentos. Mas não existem muitos movimentos no pk. E a maioria deles são chamados de formas diferentes em lugares de diferentes e idiomas diferentes.Também criam-se muitos movimentos variados com base em obstáculos, porém muitos são ineficientes em sua essência, portanto não são legitimados.No geral não são nomes superlegais nem superradicais, são nomes bem comuns e simples de decorar, que apenas descrevem o movimento da forma mais simples possível.

0 comentários:

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga